Correio Popular Notícia


SIMPÓSIO
Tecnologias são apresentadas para recuperação de pastagens em Rondônia

Data da notícia: 01/10/2012
Foto:

(Da Redação) Difundir alternativas tecnológicas para a recuperação e o manejo sustentável das pastagens de Rondônia e formar multiplicadores, este foi o foco do Simpósio realizado em Porto Velho de 26 a 28 de setembro, que reuniu cerca de 350 pessoas de diversos municípios do estado para participarem da discussão de temas relevantes sobre o assunto, tratados por renomados pesquisadores. ?Os objetivos almejados pela coordenação do evento foram atingidos. O público participou ativamente de todas as palestras e tenho certeza que daqui sairão muitos multiplicadores?, destaca o pesquisador da Embrapa Rondônia, Cláudio Townsend, completando ainda que o assunto deve ter continuidade em eventos futuros.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121002-141.jpg[/IMG]T
Dos cerca de 5,5 milhões de hectares de pastagens no estado de Rondônia, 63% estão em processo de degradação. Quadro que é reversível, desde que sejam incorporadas tecnologias adequadas. Neste sentido, foram apresentados o sistema de iLPF (integração Lavoura-Pecuária-Floresta), pelo pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina,DF), João Kluthcouski, que busca alternar pastagem com agricultura e floresta em uma mesma área, com a recuperação do solo, a incrementação da renda e a geração de empregos; e o sistema silvipastoril, abordado pelo pesquisador Vanderley Porfírio da Silva, da Embrapa Florestas (Colombo, PR), e que é a combinação de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada, com o objetivo de melhorar a produtividade por área. O sistema proporciona benefícios econômicos, ambientais e também sociais.
Com o sistema silvipastoril é possível intensificar a produção com o manejo integrado dos recursos naturais, evitando sua degradação e ainda recuperando sua capacidade produtiva. ?Quanto à criação de gado, por exemplo, essa interação causa melhorias no ambiente produtivo pelo efeito sobre as pastagens; protege os animais nas intempéries; proporciona o bem-estar do animal; favorece a sobrevivência de bezerros e também a sanidade?, explica Porfírio. ?Rondônia tem potencial para adotar o sistema silvipastoril, pois possui grande diversidade de espécies arbóreas que, integradas à pastagem, trazem grandes benefícios. Outro ponto positivo é que se trata de um sistema equilibrado do ponto de vista ambiental, atraindo os bons olhos do mercado internacional?, pontua a pesquisadora Ana Karina Salman, da Embrapa Rondônia.

MELHORIAS NO CAMPO - Para o produtor de gado de corte, Silas Gonçalves do Nascimento, ter acesso a estes conhecimentos é fundamental para a melhoria das práticas no campo. ?Só com tecnologia poderemos produzir mais em um mesmo espaço. Eventos como este abrem nossos olhos para novas iniciativas. É um primeiro passo para a adotarmos outras práticas e também para buscarmos um desenvolver o trabalho de forma mais sustentável, tanto do ponto de vista do nosso negócio como do meio ambiente?, comenta o produtor.
Assim como o senhor Silas, outros produtores, técnicos e estudantes saíram do simpósio com muitas alternativas tecnológicas que podem ser aplicadas em Rondônia. A engenheira agrícola Betânia Bacelar acredita que a difusão destes conhecimentos facilita a quebra de mitos e fortalece o trabalho de multiplicação de práticas mais sustentáveis no campo. ?É preciso realizar mais eventos como este, divulgar as tecnologias a existentes e que são viáveis para nosso estado. Muitos mitos foram desmistificados quanto ao uso das tecnologias apresentadas, desde econômicos a ambientais, e é preciso quebrá-los em prol de um desenvolvimento sustentável e economicamente viável?, conclui. O evento foi uma realização da Embrapa Rondônia, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, Sebrae e Emater. Com informações da Assessoria ? Embrapa.

Fonte:






Noticia vista 1361 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.